24 novembro 2010

If it's Yellow, let it mellow, if it's brown, flush it down!


Esta é uma expressão que li em muitos banheiros de escolas e casas lá na Austrália.

A expressão "If it's Yellow, let it mellow, if it's brown, flush it down!", que em tradução livre significa "Se está amarelo, deixe amadurecer, se é marrom, manda ver a descarga!", é uma forma criativa e que dá um tom de brincadeira a frase, porém aborda um assunto sério.

Cade vez que damos descarga, mandamos embora mais ou menos 8 litros de água tratada, que normalmente pode ser usada para banho e muitas vezes até mesmo para consumo, dependendo do lugar. Isso é um desperdício, você não acha?

Claro que muitas pessoas podem pensar, e até mesmo eu pensei no início: "-Argh, isso é nojento, deixar urina amadurecendo no vaso, e o cheiro?" O fato é que a urina dilui na água que já fica reservada no vaso sanitário, e o cheiro não é tão forte assim. E quando paramos para pensar que existe uma questão maior por trás da simples questão do cheiro e sensação de limpeza, nos deparamos com uma escolha: desperdiçar mais 8 litros de água (chega a uma média de 4x por dia este desperdício) ou começarmos a fazer nossa parte para manutenção do planeta em que vivemos?

Enfim, a escolha é sua, aqui em casa não temos o sistema de descarga dupla então já adotamos: "If it's Yellow, let it mellow, if it's brown, flush it down!"

Um comentário: