24 novembro 2013

O planeta pede água
Cerca de um bilhão de pessoas no planeta não têm acesso a água potável, e o número cresce a cada dia. O problema é grave, atinge tanto países pobres quanto ricos, mas tem solução

       Que nosso suplemento de água é finito e, pior do que isso, está chegando ao fim, já não é mais novidade para quase ninguém. Agora, o que fazer com a informação de que cerca de um bilhão de pessoas no mundo já não têm acesso à água potável e que esse número cresce a cada dia é o que faz toda a diferença. Expor a magnitude do problema e, ao mesmo tempo, mostrar que há solução para ele - e ao nosso alcance - é o objetivo do livro "Blue Planet Run - The Race to Provide Safe Drinking Water to the World" (Corrida do Planeta Azul - A Prova para Fornecer Água Potável e Segura para o Mundo, ainda sem tradução no Brasil) lançado por uma ONG de mesmo nome, criada em 2002 com a motivação de fornecer água potável para todas as pessoas do planeta.
       O documento expõe dois projetos. O primeiro é o resultado de uma captura mundial de imagens e histórias que enfatizam o lado humano dessa crise, que alguns só conhecem por meio de números e estatísticas, e também algumas soluções comprovadas para o problema. O trabalho também documenta a iniciativa de 20 pessoas, de 13 nacionalidades, que decidiram correr por 95 dias ao redor do mundo servindo como mensageiros da seriedade da crise mundial. 
       Hoje, a escassez de água potável afeta uma em cada seis pessoas no mundo, e as doenças relacionadas à água de má qualidade são atualmente a principal causa de mortes. Nos últimos dez anos, mais crianças morreram de diarréia do que todas as pessoas envolvidas em conflitos armados desde a Segunda Guerra Mundial. Em muitos países, a crise da água é a principal razão para a pobreza da população. Estima-se que 25% dos habitantes de nações em desenvolvimento compram água por preços muito altos. Em alguns casos ao custo de mais de um quarto de seus orçamentos domésticos. 
       Mas, de acordo com a Blue Planet Run, há esperança, e as soluções comprovadas já existem. Segundo a ONG, a saída para metade dessa população que sofre com a escassez de água - 500 milhões dos habitantes das regiões mais pobres do mundo, sobretudo nas áreas rurais - pode ser obtida por um custo de US$ 30 por pessoa. Nada de tecnologias caras e complicadas, apenas medidas pragmáticas e tecnicamente simples, como poços, perfurações e melhor utilização da água da chuva, seriam metade do caminho para a meta de fornecer água para todos.
        
NÃO TEM PRA TODOS
Apenas 2,5% da água do planeta é potável
Quanta água há na Terra?
O total de água existente no planeta é de:
>>>
1,4 bilhão de quilômetros cúbicos
>>>97,5% disso é composto de água salgada dos oceanos, mares e lagos. Os outros 2,5% são água potável (34 milhões de quilômetros cúbicos). Essa água não está disponível para bebermos ou para a irrigação. Sua dessalinização é muito cara.

Da água potável do planeta:
>>>69,5% não está disponível (geleiras, neve e camada de terra congelada)
>>>30,1% está em aquíferos profundos
>>>0,4% é água da atmosfera e superfície da Terra (lagos, rios, solo, umidade do ar, pântanos, plantas e animais)

Se um balde de água contivesse toda a água do mundo, uma gota do tamanho do seu do seu dedo representaria a quantidade disponível para nós. Isso equivale a 0,0001% do total
Apenas 8,6 mil quilômetros cúbicos estão disponíveis para:
>>>beber
>>>irrigação
>>>descarga
>>>lavar louça etc.
8,6 mil quilômetros cúbicos é igual a 1.323 metros cúbicos de água para cada pessoa da Terra, por ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário