29 março 2010

Diga sim à água da torneira


A americana Annie Leonard, que ficou famosa pelo vídeo The Story of Stuff (A História das Coisas), no qual critica o ciclo de vida dos objetos e o consumismo exacerbado, aponta agora para uma nova fonte de preocupação. As garrafas plásticas de água são o foco do vídeo The Story of Bottled Water (A História da Garrafa de Água).
A água de garrafa é obrigatoriamente limpa? A água da torneira só pode ser usada para lavar louça e tomar banho? As garrafas plásticas são recicladas?
No vídeo, Annie responde essas e outras perguntas e ainda apresenta dados preocupantes.
Uma ao lado da outra, as garrafas plásticas consumidas pelos americanos em uma semana poderiam dar mais de cinco voltas ao redor da terra. Ficou preocupado?
Pois no desejo de fazer com que você diga não às garrafinhas, a americana ainda conta que a energia e o óleo usados para produzir o plástico das garrafas nos Estados Unidos poderia abastecer um milhão de carros.
A solução passa por investimento em infraestrutura pública para o tratamento da água da torneira e controle da poluição. Pensando no faça você mesmo, Annie dá a dica:
- Compre uma garrafa reutilizável (como as de alumínio) e diga sim a água da torneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário