12 abril 2010

Futuro do sector da água em Cabo Verde em discussão

A planificação do sector da água para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde é o tema de um seminário que reúne todos os atores nacionais relacionados ao domínio da água, representantes da Administração Pública, tecido empresarial, cooperação internacional, mundo acadêmico e sociedade civil, tendo em vista perspectivar o futuro do sector da água em Cabo Verde. O evento aconteceu no dia 23 de Janeiro, na Sala de Conferências do Hotel Praia-mar.

O seminário é realizado no âmbito da cooperação entre os governos de Cabo Verde e das Canárias, com a implementação do Projeto de apoio para a planificação dos sectores da Energia e da Água para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde (PECAVE).
O referido projeto é executado pelo Instituto Tecnológico das Canárias, S.A. (ITC) com a colaboração do INGRH e financiado pela cooperação das Canárias, através da Direção Geral das Relações com África do Governo das Canárias.

O projeto PECAVE relativamente à componente água objetiva a realização de um diagnóstico da situação atual do sector da água em Cabo Verde em que foi proposta medidas concreta (tecnológicas e econômicas) para o desenvolvimento sustentável do sector e a elaboração/idealização de Projetos para futura execução.

O projeto abrange ainda o fortalecimento dos vínculos institucionais, comerciais e empresariais de Cabo Verde com Canárias e a planificação para realização de projetos singulares no sector da água (dessalinização com energias renováveis em localidades isoladas para o abastecimento de água potável e depuração descentralizada).

Ainda no âmbito da cooperação entre e Cabo Verde e Canárias, e com o propósito de execução do projeto PECAVE foi realizado no dia 21 de Janeiro, jornada técnica de intercâmbio de experiências entre os dois arquipélagos.

Um comentário:

  1. Quando eu vejo os representantes da Administraçao Pública, tecido empresarial, Cooperaçao internacional e a sociedade cívil, todos juntos para uma boa causa, a planifiocaçao do setor de água para o desenvolvimento de Cabo verde, confirmo que a sociedade tem estado a ter consciencia desse recurso natural, que é cada vez mais escasso no país.
    Vera Tavares

    ResponderExcluir