11 abril 2010

Reuso da água

A reutilização, reúso ou reciclagem consiste no reaproveitamento das águas residuais após determinado uso, humano ou industrial. Com o agravamento dos problemas relacionados à disponibilidade e à qualidade dos recursos hídricos, o reúso planejado de água se tornou parte fundamental do processo de racionalização das atividades econômicas. A utilização de água de qualidade inferior (geralmente efluentes pós-tratamento) para finalidades que podem prescindir do uso de água potável reduz a pressão sobre os mananciais, poupando grandes volumes de água doce.

A prática do reúso é cada vez mais utilizada no setor industrial, especialmente naquelas fábricas que fazem uso intensivo de água. Após o devido tratamento, os efluentes líquidos podem ser reaproveitados para inúmeras finalidades, como refrigeração de equipamentos, alimentação de caldeiras, geração de energia, lavagem de equipamentos e de espaços externos do parque fabril, além de descarga sanitária. Em algumas atividades fabris, o uso de tecnologias de tratamento mais modernas e o fechamento do circuito das águas permitem, inclusive, o reúso dos efluentes em parte ou em todo o processo produtivo.

Depois de tratados, os efluentes industriais ou sanitários podem ser utilizados também para irrigação paisagística de parques e cinturões verdes, lavagem de ruas e veículos e, até mesmo, para a irrigação de cultivos de forrageiras, plantas ornamentais e pomares.

Para saber mais
Livros
Reúso de Água, de Pedro Caetano Sanches Mancuso e Hilton Felício dos Santos (Manole)
Reúso da Água, de Dirceu D'Alkmin Telles e Regina H. Pacca Costa (Edgard Blucher)
Água na Indústria: Uso Racional e Reúso, de Jose Carlos Mierzwa e Ivanildo Hespanhol (Oficina de Textos)

www.abes-dn.org.br
www.abes-dn.org.br
www.ambientebrasil.com.br

FONTE: Guia de Sustentabilidade - Amanhã Disponível em http://www.amanha.com.br/guia_sustentabilidade/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário