05 junho 2010

Festival do Minuto adere do Movimento Cyan, projeto da Ambev


Na intenção de incentivar a reflexão sobre a importância do recurso natural, o Festival do Minuto lançou, na última terça-feira (1º), o concurso Água. Os participantes são convidados a criar um vídeo de até 1 minuto sobre o tema e concorrem a prêmios em dinheiro (R$ 10 mil). Os trabalhos podem ser feitos por profissionais ou amadores, em qualquer suporte/mídia, e enviados pelo site (http://www.festivaldominuto.com.br/templates/Home.aspx) até o dia 30 de setembro.

A iniciativa é uma parceria com Movimento Cyan – “Quem vê a água enxerga seu valor”, projeto desenvolvido pela AmBev para difundir o uso racional da água. Os trabalhos selecionados pela curadoria vão ficar disponíveis no site do Festival, e, ao final do concurso, os melhores serão premiados – 3 prêmios de R$ 2 mil cada; e 1 prêmio-aquisição de R$ 4 mil.

Além da oportunidade de publicar vídeos, o público vai poder ver alguns trabalhos do acervo do Minuto como: Sólido Líquido Gasoso, de Lucas Paio; Tormenta no Entardecer, de Jorge Jimene; Memória da Água, de Mariana Sucupira; Windmaker#2, de Kika Nicoleta.

O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991, e é hoje o maior festival de vídeos da América Latina. A partir do evento brasileiro, surgiram Festivais do Minuto em mais de 50 países, cada um com dinâmica e formato próprios. O acervo do festival inclui vídeos de inúmeros realizadores que hoje são conhecidos pela produção de longas-metragens, como os diretores Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”), Beto Brant (“O Invasor”) e Tata Amaral (“Antônia”).

O Movimento Cyan é uma ação promovida pela Ambev para alertar e conscientizar sobre o uso responsável da água. O projeto, iniciado no Dia Mundial da Água (22 de março), recebeu o nome de Cyan, pois foi a cor obtida pelos gregos em 159 d.C para representar o líquido incolor. As iniciativas do Movimento Cyan incluem parcerias com a USP São Carlos/SP e com a ONG holandesa Water Footprint Network para cálculo do consumo de água em toda a cadeia produtiva da AmBev – do plantio da cevada até o ponto-de-venda.

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