01 novembro 2011

E quem limpa essa sujeira?


Nas últimas semanas, voluntários do Greenpeace se juntaram para limpar o petróleo que vazou no litoral norte da Nova Zelândia depois do naufrágio do cargueiro Rena.

Até o momento foram recolhidas 376 toneladas de petróleo procedente dos tanques de combustível do navio de bandeira liberiana, ao longo de 60 km de costa da baía de Plenty, no que se considera o pior desastre marítimo na história do país.

Mais de mil aves morreram e quase uma centena estão sendo tratadas devido à contaminação causada pelo Rena, que naufragou há uma semana no recife de Astrolabe, a cerca de 12 km da cidade portuária de Tauranga, na ilha do Norte.

Os efeitos dessa catástrofe ambiental poderão ser sentidos por anos, impactando o ecossistema local, a comunidade costeira e a economia.

A situação tem demonstrado claramente que é impossível conter um vazamento, que as autoridades locais ainda não estão preparadas e que não existe mecanismo de contenção capaz de evitar os impactos de um vazamento de óleo.

Enquanto leio as notícias sobre o vazamento que se passam do outro lado do mundo, um mundo de pensamentos desaba sobre a minha cabeça. Penso na comunidade kiwi afetada, nos voluntários limpando a sujeira para salvar o que resta de biodiversidade e penso ainda mais, como eu quero a exploração de petróleo longe de Abrolhos.

Um comentário:

  1. Certamente não vai ser quem sujou que vai limpar!!! E não existe multa que repare os danos ao meio ambiente. Aqui no Brasil temos que torcer para que a petrobras saiba o que esta fazendo ao explorar o petróleo do pré-sal.

    ResponderExcluir