22 dezembro 2011

Município ganha 60 amigos da água

Município ganha 60 amigos da água thumbnail
Alunos da rede pública receberam certificado de multiplicador ambiental e vão ajudar a cuidar dos recursos naturais.
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
Cuidar da água é dever de todos. Essa é a mensagem que 60 alunos da rede pública de Novo Hamburgo vão levar à comunidade depois de formados “Amigos da Água”.
Os multiplicadores ambientais, como são denominados pela Comusa – Serviços de Água e Esgoto, responsável pelo curso, receberam seus certificados na última quinta-feira, dia 15, no bairro Roselândia. São estudantes de até 14 anos, como Marcos Corrêa de Paula, 10, que garante ter mudado os hábitos depois das aulas: diminuiu o tempo no chuveiro de 15 para 5 minutos.
O curso é ministrado pela equipe do Laboratório de Educação Ambiental da Comusa. “A intenção é multiplicar o conhecimento sobre os cuidados que devemos ter com o ambiente e o desafio de levar a compreensão de todos sobre as obras de esgotamento”, explica Caroline Manéa, gerente do departamento Socioambiental da autarquia. “Além de investir na recuperação do meio ambiente na nossa cidade, estamos educando as crianças para que tenham uma relação mais sustentável com o planeta”, destaca o prefeito Tarcísio Zimmermann, que esteve na cerimônia de entrega dos certificados.
Os jovens têm aulas sobre tratamento de água e esgoto, redes de esgotamento sanitário, riscos da água poluída para a saúde, dicas de consumo consciente e o papel dos arroios na cidade. Fazem também saídas de campo e visitas guiadas a partir de parcerias com outras instituições. Desde 2009, quando o curso começou a ser oferecido, mais de 400 estudantes da rede pública já foram formados.
No início de dezembro a Comusa lançou a campanha “Garanta água no verão. Economize agora!”, que chama a atenção dos hamburguenses para o baixo nível do Rio dos Sinos diante da escassez de chuva que se abate sobre o Estado. Mutirões visitam os consumidores com materiais informativos. A autarquia aplica também um plano de racionamento que suspende o abastecimento nos bairros, divididos em cinco setores, de segunda à sexta-feira, entre 22h e 4h.
FOTO: Elstor Hanzen / Comusa

FONTE: http://novohamburgo.org/site/noticias/novo-hamburgo/2011/12/19/municipio-ganha-60-amigos-da-agua/, em 19/12/11

Um comentário:

  1. A maioria das pessoas fala em cuidar da água, consumir conscientemente para não faltar, enfim, temas que já se tornaram comuns.
    O que muitos não imaginam é o quanto se trabalha para tratar a água e o esgoto.
    Muitos reclamam da qualidade da água, do gosto, do cheiro da água, reclamam do esgoto, que deveria ser tratado, mas acredito que se as pessoas entendessem como a água e o esgoto são tratados, os cuidados com preservação da água seriam muito maiores.

    ResponderExcluir