14 maio 2010

Oito anos sem Lutzenberger


O Jornal Correio do Povo de hoje, 14 de maio de 2010, trouxe uma matéria assinada por Claudio Wurlitzer sobre José Lutzenberger, cujo falecimento completa hoje 8 anos. Conforme a reportagem trouxe, ele foi o principal combatente das ações de degradação ambiental no RS.
Conforme o jornal coloca, Lutzenberger usava linguagem forte para mostrar que o modelo de desenvolvimento social do fim do século XX era incompatível com a capacidade de absorção de impactos ambientais pelo planeta.
Trecho da reportagem: "Que legado nos deixou Lutz? Seus seguidores, no Vale do Gravataí, ouviram dele coisas como "se mantiverem as drenagens nos banhados que alimentam o rio Gravataí, o futuro dele estará comprometendo a qualidade de vida da população, principalmente porque as agressões cometidas são irreversíveis". O recado serviu para embasar movimento que daria origem à Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí, fundada em 14/6/1979. (...) Na trilha iluminada por Lutz, combatemos o comportamento que ignora a quantidade de água desprezada no escovar os dentes, no banho ou ao lavar louça e carro. Por pura desatenção - para não dizer falta de educação - grande parte das pessoas deixa um rastro de desperdício diário. Além da água - bem mais precioso -, a energia elétrica, o papel e outros derivados da natureza contam com equivocadas imaginações que acreditam que os recursos da terra nunca serão escassos."

Para ler a reportagem na íntegra clique aqui

Para ler mais sobre a Biografia de José Lutzenberger clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário