21 maio 2010

Ufrgs adota E3 em novo laboratório


A Ufrgs, em parceria com a Eletrobrás, inaugurou nesta segunda-feira, 17, o Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento (Lenhs), em Porto Alegre. O espaço, voltado ao ensino, pesquisa e extensão para alunos de Engenharia, vai utilizar o E3, solução de supervisão e controle da gaúcha Elipse Software, para monitoramento de setores como abastecimento de água, equipamentos de medição, motobombas, válvulas e toda a parte instrumental do laboratório.

O software coleta e exibe as informações em telas de fácil compreensão, sob a forma de gráficos e históricos. Além disso, o E3 permite, ainda, monitorar a chamada “malha de consumo” - uma área composta por válvulas que se abrem ou fecham de acordo com a zona que o operador deseje abastecer em um bairro ou cidade, por exemplo.

O objetivo é simular as melhores práticas de abastecimento de água para localidades diversas.

“O laboratório tem caráter educativo, onde boa parte da teoria passada nas salas de aula pode ser colocada em prática, dando um embasamento mais sólido ao aluno e também ao empresário que queira participar dos cursos promovidos”, explica o supervisor do Lenhs, Eduardo Pedro Eidt.

O Lenhs fica no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Ufrgs, no Campus do Vale.

Um comentário:

  1. Tudo que é feito, em prol de boas práticas
    do uso da agua e saneamento básico, será
    benéfico á sociedade!
    Att. Vera Tavares

    ResponderExcluir