14 maio 2010

Trensurb coleta 2.111 litros de óleo usado


Hoje no jornal Correio do Povo saiu também uma reportagem sobre a coleta de óleo de cozinha realizada no Trensurb que atingiu 2.111 litros arrecadados desde 2007. Somente em 2010, já foram coletados 360 litros. O material é destinado à Oleoplan, que o transforma em biodiesel. Conforme estudo da Sabesp (SP), cada litro de óleo que é jogado no ralo contamina 1 milhão de litros de água.
Para o coordenador do grupo do Ecoponto, Dirceu Nunes Fernandes, "com a iniciativa, pretendemos conscientizar nosso público interno a se desfazer do resíduo de forma correta".
Conforme recomendação do site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre o óleo deve ser colocado em recipientes como garrafas de plástico ou vidro e entregá-lo em um dos 143 Postos de Entrega de Óleo de Fritura (PEOF) distribuídos por toda a cidade.

Você sabe os locais onde pode-se realizar a entrega do óleo de cozinha para que seja encaminhado para reclicagem?

Clique aqui para acessar a lista completa, com os 143 pontos de coleta existentes em Porto Alegre e contribua com a limpeza do nosso Lago Guaíba!

2 comentários:

  1. Muito bom saber que isto começa a dar resultado aqui no RS.
    O CQC de ontem (18/05/2010) mostrou o estrago que o óleo jogado no ralo causa nas tubulações de esgoto. O acúmulo de gordura aumenta muito os riscos de entupimento destas tubulações e consequentemente aumentam as chances de enchentes.
    Vamos nos conscientizar e entregar o óleo no local correto!
    Rafael Santos dos Santos

    ResponderExcluir
  2. É gratificante ver Lutzenberger, nosso mais célebre defensor do meio ambiente, sempre lembrado e homenageado. Se, por um lado, muitas de suas idéias continuam sendo ignoradas, por outro seu legado jamais será esquecido!

    ResponderExcluir